Proposta de trabalho para o segundo bimestre

Trabalho bimestral – valor: 10,0 pontos
Para o dia 17/05/2016
Grupos de 2 a 4 pessoas
Proposta:

Desconstruindo paradigmas através da genealogia e da comparação de contextos

 

Especificações do trabalho:

Para este trabalho ao menos um aluno de cada grupo deverá entrar no grupo de facebook criado especificamente para o compartilhamento dos nossos trabalhos.

Para a turma A o grupo é o “2016 Ter 3A

Para a turma B o grupo é o “2016 Ter 3B

Os trabalhos serão postados neste grupo da seguinte maneira:

1)      Compartilhar o texto com um cabeçalho na própria postagem identificando a turma, os nomes e os números dos componentes do grupo.

Cada grupo deverá escolher um dos temas a seguir:

  1. Família
  2. Sexualidade
  3. Gênero (terceira opção, atendendo a pedidos de alguns alunos)

 

 O texto deverá apresentar:

  1. Apresentação do tema e contextualização em relação à atualidade
  2. Desenvolvimento do texto – Apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelo grupo, mostrando as diferenças de práticas e discursos em momentos e/ou culturas diferentes sobre o tema escolhido.
  3. Conclusões do grupo
  4. Referência bibliográfica

.

Para pensar a noção de genealogia…

A Genalogia da Moral: uma polêmica O Método Genealógico de Nietzsche “Nós homens do conhecimento, não nos conhecemos, de nós mesmos somos desconhecidos – e não sem motivo” A genealogia tem sua emergência diante da necessidade de se recolocar em movimento o que tende a se estagnar, a se converter em “água parada” a genelaogia é interpretação dos valores e dos sentidos dos valores para criar novos valores (tranvaloração dos valores. O que Nietzsche entende por genealogia não pode ser reduzido a uma fórmula definida e estática. Mesmo a clássica compreensão da genealogia como a investigação das condições que permitiram a origem, transformação, deslocamento e desaparecimento de formas, discursos ou instituições em relações de poder 1886-1887 Faz a distinção do termo corrente “genenalogia” Os Genalogistas utilizam o conceito origem (Ursprung – a gênese do passado) e Nietsche utilizará o conceito origem (Herkunft – proveniência – acontecimento, devir). Contra a ideia de finalidade e sentido fixo da lógica socrático-platônica e do cartesianismo moderno apresenta o princípio do acaso em que “pode encontrar a mais ble a melodia”. Nietzsche pretende buscar o “solo” onde se originam e se enraizam os valores moriais, sua proveniência, sua emergência no “palco dos acontecimento” em uma história efetiva. O olhar do genealogista considera “…que algo existente, que de algum modo chegou a se realizar, é sempre reinterpretado para novos fins, requisitado de maneira nova, transformado e redirecionado para uma nova utilidade”. Ele parte do princípio “…que todo acontecimento no mundo orgânico é um subjugar e assenhorar-se” e pressupõe ainda “que todo subjugar e 
assenhorar-se é um novo arranjo, um ajuste, no qual o ‘sentido’ e a ‘finalidade’ anteriores são necessariamente obscurecidos ou apagados” Tomando “algo” como um signo e sua história como uma “ininterrupta cadeia de signos de sempre novas interpretações e ajustes”, o genealogista irá justamente mostrar que em seu “começo histórico” não há uma “identidade primeira”, mas a discórdia e o disparate: uma luta de forças opostas. 

Fonte: https://prezi.com/tnutuhcaj8wb/o-metodo-genealogico-de-nietzsche/

O link a seguir apresenta de forma mais aprofundada a proposta da genealogia como método de investigação: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v21n3/a08v21n3.pdf

 

ATENÇÃO!

Os trabalhos deverão ser entregues no dia 17/05/2016

Obs: Os trabalhos serão recebidos com atraso até o dia 24/05 valendo apenas 80% da nota total. Após este dia não serão mais aceitos e a nota desta avaliação ficará zerada. (Não haverá avaliação de segunda chamada para este trabalho).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s