Proposta  de trabalho de filosofia – 1ª série

Temática:  

Os sofistas, a habilidade de argumentar, e a polêmica série 13 Reasons Why.

Proposta:

Os sofistas eram professores de retórica (a arte da argumentação) na Grécia Antiga. Eles utilizavam e ensinavam técnicas que permitiam defender qualquer posição sobre qualquer assunto, independendo da posição real de quem argumenta, tal como vimos no texto “Elogio de Helena”.

Para este trabalho, não é necessário ter assistido à série 13 Reasons Why. Vocês podem conversar com os colegas de seu grupo e pesquisar na internet sobre o assunto.

Sabendo que a série aborda os impactos decorrentes do suicídio de uma jovem estudante, discutindo quais seriam as reais motivações para que este evento tenha ocorrido,  cada grupo se posicionará como se fossem os advogados de cada parte envolvida.

Deverá redigir um texto procurando, através da argumentação, declarar-se inocente e atribuir a responsabilidade à outra parte envolvida.

Os grupos serão divididos de acordo com a lista constante no final desta proposta, recebendo um dos seguintes posicionamentos:

  1. POSIÇÃO DA ESCOLA – Deverão se posicionar como advogados da escola (nesse caso, procurando inocentá-la e os colegas da menina, visto que estes estavam sob a responsabilidade da instituição)
  2. POSIÇÃO DA FAMÍLIA – Deverão se posicionar como advogados dos pais (defendendo a inocência da jovem, e procurando culpabilizar os seus colegas e a escola)

Na aula do dia 09/05 iniciaremos o trabalho no laboratório de informática, pesquisando, dialogando e reunindo os argumentos para o texto final.

Até o dia 21/05 às 23:59h os grupos deverão postar o texto final da defesa no nosso grupo do facebook:

Para a turma A o grupo é o “2017 Ter 1A”  https://www.facebook.com/groups/110957956100793/

Para a turma B o grupo é o “2017 Ter 1B”  https://www.facebook.com/groups/805529206262518/

Obs: Na postagem deve constar o nome e o número de todos os participantes do grupo.

Obs2: Após essa etapa, haverá um momento para a discussão do tema a partir dos argumentos apresentados.

Grupos e posicionamento:

Turma A:

POSIÇÃO DA ESCOLA:

grupo 1 : Maria Luiza Borges, Isabella Gorini, Giulia Carneiro
grupo 2: Ana Carolina, Carolina Bocayuva, Ana vinhas
grupo 3: Carolina Escher, Catarina Jundi, Beatriz Cuozzo
grupo 4: Raphael, Rodrygo Martins, José Anderson
grupo 5: Bernardo Skaf, Douglas Carvalho, Joaquim Chavez

grupo 6: João Antônio, João Pedro, Felipe Almeida

POSIÇÃO DA FAMÍLIA:

grupo 7: Johanatan Gonçalves, Rafael Banwart, Rodrigo Niemeyer

grupo 8: Lucas Campos, Pedro Campos, Victor Terra
grupo 9: Antonio Augusto, Luís Felipe Bressan, Pedro Simões
grupo 10: Antonio Pedro, Pedro Marteletro, Rodrigo Arruda
grupo 11: Maria Eduarda, Maria Antônia, Julia Jurema, Stephanie Ritchie

grupo 12: Maria Julia, Carolina Deus

 

Turma B:

POSIÇÃO DA ESCOLA:

grupo 1: Mateus Veras, Felipe Santos, Pedro Henrique, Gabriel Caldeira

grupo 2: Maria Moreno, Carolina Palma, Fernanda Marques

grupo 3:Anita Battista, Maya Aragão, Julia Moura, Maria Beatriz Sobral

grupo 4: Helena Alpino, Daniela Magalhães, Giovana Lima

 

POSIÇÃO DA FAMÍLIA:

grupo 5: Antonia Vinhas, Fernanda Veiga

grupo 6: Gabriela Mattoso, Helena Gomes

grupo 7: Beatriz Viana, Rodrigo Bustamante, Bruna Ribas

grupo 8: Matheus Viçoso, Nicholas Lino, Heitor Burgos

grupo 9: Bruna Arruda. Julia Zambrano, Luiza Braun, Victoria Röhl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s