Eudaimonologia pelos pensadores do terceirão – Santo Inácio

Após discutirmos algumas propostas de Schopenhauer para nos ajudar a conduzir melhor a vida, é a sua vez de contribuir para uma existência menos sofrida:

Inspirado na eudaimonologia shopenhaueiriana,  escreva e explique uma proposta sua para tornar a nossa vida mais satisfatória ou menos difícil.

Escreva como comentário nesse post. Você pode se identificar, ou se preferir, pode contribuir anonimamente.

 

156 comentários em “Eudaimonologia pelos pensadores do terceirão – Santo Inácio”

    1. Vou começar a brincadeira…

      “Peça que não existe, não dá defeito”.
      Gurgel usava essa frase como filosofia de sua montadora, que procurava produzir carros o mais simples possível. Tomei essa máxima para pensar uma proposta de vida simples. Quanto menos possuímos, menores são as preocupações e demandas por manter as posses. Menor será a necessidade de se sacrificar e dedicar todo o tempo disponível procurando ganhar dinheiro apenas para sustentar as posses e um estilo de vida dispendioso.

      Curtir

    2. Devemos praticar o “Jogo do Contente”. No livro Poliana, a personagem pratica esse jogo, que consiste em todas as situações ruins procurar um lado bom. Como? Por exemplo, ao quebrarmos um braço devemos pensar: “pelo menos não quebrei os dois!”

      Curtir

    3. “Abdique de desejos e de sentimentos que te prendam”
      Desejos não realizados são fonte de frustração e infelicidade. Evita-los pode ajudar a suportar a existência. Ademais, pessoas que sentem demasiadamente tendem a se decepcionar com maior frequência. Quanto menos sentimentos, menos amarras. Menos amarras representam maior liberdade para o homem

      Curtir

    4. Manter em mente que o que você transmite ao mundo, terá um retorno futuramente. Portanto, uma alma formada de amor e paz será extremamente mais virtuosa futuramente do que alguém movido pela ganância.

      Curtir

    5. Horácio, no Livro I de “Odes”, aconselha uma amiga do seguinte modo: “…carpe diem, quam minimum credula postero”. Que significa “…colha o dia de hoje e confie o mínimo possível no amanhã”. Com essa idéia, para alcançarmos a eudaimonia devemos parar de criar expectativas sob futuras situações, pois elas podem não ocorrer da maneira que imaginamos e isso causaria decepção.

      Curtir

    6. “Viver todos os dias como se fosse o último”
      Devemos aproveitar todos os bons momentos sem nos preocuparmos com os nossos problemas, com o dia seguinte.

      Curtir

    7. “O erro de outrora não deve, jamais, afetar o agora.” Partindo desse princípio, agiremos de forma mais desprendida, mais livre. Contudo, não devemos ser inconsequentes. Devemos agir da melhor forma possível, mas evitando ao máximo um afastamento que nos impeça de viver por estarmos sempre cauculando as consequências.

      Curtir

    8. “Quem tudo quer nada tem ”
      É mais facil alcançar seus objetivos quando você busca o que está realmente ao seu alcance e não idealizar os irrealizáveis.

      Curtir

    9. Nao tente se forçar a fazer algo que você nao se sente inspirado para. Você irá apenas aumentar a sua “falta de vontade “. Ao invés disso, procure relaxar e descansar, aproveitando ao máximo seu tempo ^^

      Curtir

    10. Sair da rotina sempre que possivel, sair do celular, se humanizar, qproveitar seu tempo e quando tiver vontade de fazer algo só faça, claro na medida do possivel.

      Curtir

    1. “Às obrigações, o mínimo empenho necessário”
      Atenção ao se tornar adulto! Não inverter os papéis na sua vida entre obrigações e experiências que você realmente deseja cultivar . As obrigações devem ser resolvidas com o mínimo desgaste possível. Deve-se guardar as energias para o que você não encara como obrigação (o que pode inclusive ser parte da sua profissão).

      Curtir

    2. Não temos tempo de fazer nada que gostamos e nos falta energia, acordamos cedo, temos aula, estudamos e estudamos. Essa inversão é impossível agora, infelizmente. E olha que nem somo adultos ainda

      Curtir

    3. Ser anormal é muito mais normal do que ser normal, mas aí então o que seriam as normas e quem julga se elas se aplicam? Seríamos todos peculiares e somente nos encaixemos em determinadas categorias? O normal é muito chato, galera.

      Curtir

    4. Tenha compreensão de suas capacidades e limites, não adianta procurar ser o que você nao é. Nao te fará feliz procurar ser alguém diferente, seja a melhor versão que você pode ser.

      Curtir

    5. “Melhor do que vencer, é ter um time pelo qual torcer”-> Curtir o momento e as emoções é bem mais importante do que ser o melhor

      “Tudo passa”-> Os momentos bons passam, por isso aproveite-os. Os momentos ruins também passam, por isso, mantenha sempre a cabeça erguida.

      Curtir

    6. Se pudesse escolher Entre o bem e o mal Ser ou não ser… Se querer é poder Tem que ir até o final se quiser vencer…

      Curtir

    7. não desça a escada!!!
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ╬═╬
      ᵃᶫᵉᵐ ᵈᵉ ᶫᶦᶰᵈᵃ ᵉʰ ᵗᵉᶦᵐᵒˢᵃ

      Curtir

    1. “Encarar a vida como uma peça teatral”
      Por mais que o cotidiano pareça repetitivo, cada momento da existência é sempre um improviso, uma espécie de jogo teatral. Todo momento é necessariamente um fingimento, ou melhor, é lúdico. Nada merece a seriedade e o peso que costumamos dar. A vida merece a seriedade da brincadeira.

      Curtir

    2. “Ignorar todo tipo de falácia sobre sua pessoa”
      Relevação de qualquer tipo de boato criado para te diminuir.

      Curtir

    3. Não faça amanhã o que vc pode fazer depois de amanha. A nao ser que envolva cerveja. Nesse caso, faça imediatamente

      Curtir

    4. “Minha filosofia de vida é: não se arrependa de nada que fez. Porque no fim das contas, isso define quem você é.”

      Curtir

    5. “Yesterday is history, tomorroy is a mystery, but today is a gift, that is why is called present.” – Meste Oogway (Kung Fu Panda)

      Curtir

    6. Acredito que para tornar a vida menos difícil devemos nos conectar com coisas mais simples como a natureza, onde podemos perceber que apesar de imperfeita ela consegue ser linda, assim como a vida.

      Curtir

    7. Um dia a gente morre, mas se pa esse dia não é hoje. Até la a boa é aguentar e procurar as coisas que fazem tu levantar da cama todo dia.

      Curtir

    8. A vida deve ser tratada como algo mais leve e a felicidade deveria ser mais priorizada pelas pessoas. Não deveríamos nos frustrar por coisas que não merecem nosso sofrimento, problemas insignificantes.
      Não se deixar afetar por coisas negativas que podem fazer com que você deixe de enxergar as coisas maravilhosas que nos cercam, as oportunidades de sermos felizes.
      🙂

      Curtir

    9. A arte, de todo tipo, teatral, musical, plástica, literária, visual, é, se realizada com vontade genuína, um alívio para a alma

      Curtir

    10. “Yeterday is history, tomorrow is a mistery, but today is a gift, that is why it’s called present.” -Mestre Oogway (Kung Fu Panda)

      Curtir

    11. Eu desejo passar de ano. Talvez o meu desejo esteja vinculado ao fim da escola. Só que o fim da escola é apenas um alívio momentâneo pela supressão da dor, afinal logo chegarão os resultados do ENEM e logo começará o ano de cursinho ou a faculdade. Vou estar na faculdade e vou estar desejando que um dia ela acabe, mal sabendo que o começo da vida profissional e das várias obrigações vão estar logo ali. Cada vez vamos desejando coisas diferentes para nos livrarmos da realidade em que vivemos, afinal “a grama do vizinho é sempre mais verdinha”. Precisamos encarar esse ciclo no qual estamos presos. Escola, faculdade, trabalho e morte. Quando teremos tempo para fazer o que realmente queremos? Desejo as minhas férias

      Curtir

    1. “Não faça tudo hoje, se pode deixar para amanhã”.
      Na nossa vida atribulada de hoje, quem procura fazer tudo o que pode fazer de produtivo todos os dias, nunca encontrará algum tempo livre. Não importa o ritmo, novas demandas sempre surgirão. Então é melhor distribuir os compromissos entre os dias seguintes, fazer menos a cada dia, mas podendo fruir e se satisfazer com o que está fazendo e sempre que possível, preservar algum tempo livre.

      Curtir

    2. A vida deve ser levada com mais suavidade e leveza, as pressoes nesse ano importante nao podem nos privar de coisas essenciais nos passos anteriores dessa caminhada.

      Curtir

    3. creio que as emoções variam de alma por alma, logo, meus sentimentos nunca serão compartilhados da mesma forma que o de outro alguém. assim, concluo que a melhor forma de viver é refletindo sozinho e compartilhando apenas as vivências….

      Curtir

    4. Estabeleça prioridades !
      Sem compromisso , sem metas .
      Se der , deu se não der não deu…
      #diganaoaosofrimento

      Curtir

    5. Não perca seu tempo se comparando a outras pessoas e foque nos minimos detalhes que tornam único e busque sempre ser uma pessoa melhor.

      Curtir

    6. O ser humano tende a idealizar o passado, isso eh fruto da ausência de racionalidade na análise dos fatos. Um exemplo disso eh um numero consideravel de pessoas, dado o momento politico brasileiro, clamando pela volta ditadura militar.

      Curtir

    7. quanto mais voce espera pelo onibus, mais perto ele ta de voce
      entao relaxa se tiver demorando
      ou nao se for o 309

      Curtir

    8. Viva intensamente todos os momentos, se jogue, se arrisque, nao tenha medo de tentar algo novo. O maior erro do homem é o arrependimento de nao ter vivido o suficiente

      Curtir

    9. O sofrimento não é intrínseco ao homem, está, em sua essência, contido na natureza, logo, para viabilizar a eudaimonia, deve-se eliminar da physis toda e qualquer causa do sofrer, mesmo sendo elas fonte de aparente prazer.

      Curtir

    10. Nós vivemos em um mundo inventado, tudo que desejamos é pura criação de nosso intelecto. Nada que acreditamos existe de fato. Somos apenas matéria. Somos o universo experimentando a si mesmo.

      Curtir

    1. “Ter pelas coisas o mesmo apreço que tem pelo albergue o viajante”
      Tomei para mim também essa frase de Sêneca. Ilustra bem uma forma de se lidar com a efemeridade das coisas e com as rápidas mudanças que a vida proporciona. O viajante curte as instalações onde se aloja, mas não se apega. Usufrui da pousada enquanto está no local, mas sabendo que não faz sentido desejar a sua permanência para sempre. Podemos e devemos curtir o que temos, mas sabendo que coisas perecem, relações se transformam, terminam… E mesmo quando duram, você mesmo está fadado a se transformar e, no final, a deixar de existir.

      Curtir

    2. WRYYYYYYYYYYYYY
      Temos q libertar nossos sentimentos, seja a partir de palavras ou ações, e “Wry” eh um otimo exemplo de libertação

      Curtir

    3. Não importa quanto a vida te bote para baixo, cada momento horrível que você vive, cada decepção que você avista, você vive tudo isso, para se animar com os pequenos momentos… Ver uma sarrada aos céus e fazer uma pose de JoJo, nada vale mais que esses pequenos momentos

      Curtir

    4. veja o seu passado como construção do que vc é hoje e n como algo a se superar. O seu presente como algo a se disfrutar. Durante uma situação ruim a veja como passageira. O futuro se torna uma probabilidade n um anseio. É isso

      Curtir

    1. “Não buscar felicidade, mas intensidade”.
      Considerando que a felicidade plena não existe, o melhor que se pode querer é uma experiência intensa com a vida, mesmo que com isso venham junto grandes crises existenciais. Nessa proposta, se sentir vivo (intenso) é algo recompensador por si mesmo, assim como a eudaimonia era para Aristóteles.

      Curtir

    2. A vida possui sim um sentido, diferente do que diz Schopenhauer, a vida não se trata de uma companheira para a solidão de uma existência composto por sofrimentos, mas sim de um artifício que nos obriga a buscar sempre nos aperfeiçoar. A breve existência a qual fomos todos incubidos não pode ser uma experiência depressiva ou entristecedora, temos que buscar sempre a felicidade, temos que tomar o controle da nossa felicidade. Podemos não dispor de mais do que pedras para tacar nas rodas do carro da vida, mas o importante não é controlar a direção do carro, mas sim apreciar a vista

      Curtir

    3. Já parou para pensar que se a Bíblia estiver certa… somos todos parte de um grande incesto? Primos e primas relacionados diretamente a Adão e Eva.

      Curtir

    4. O importante da vida é ter paciência. É saber que as coisas que acontecem não o fazem por acaso, nada acontece simplesmente por acontecer, e no plano geral tudo se conecta. Muitas vezes nos frustramos com expectativas inalcançadas e acidentes inesperados e negativos, mas também nos surpreendemos com surpresas e eventos felizes. Assim, é importante que a gente não se desespere com uma tragédia hoje, porque, a partir do momento em que vivemos a vida sem interferir negativamente na vida dos outros, algo melhor virá. É só saber esperar.
      “Para uma flecha ser lançada, primeiro ela é puxada para trás para depois alcançar uma distância muito maior para a frente”
      “Faça para o outro o que você gostaria que fizessem por você”

      Curtir

    5. “É melhor suar no treino, do que sangrar na guerra!” Dedique-se, você é capaz! Ao contrário do que se pensa, querer, apenas, não é poder. Cito aqui um homão da porra chamado Marcos Pontes:”Estude! Trabalhe! Persista! E sempre faça mais do que esperam de você!” Acredito em todos vocês seus lindos!!! P.S: Fischer, Fischer, Fischer!

      Curtir

    6. A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

      Curtir

    7. A perfeição não existe. A partir do momento que acreditamos na existência de um auge máximo para nossas habilidades e competências deixamos de avançar em direção à nossas metas, achamos que já somos suficientemente bons. Mesmo assim, o ideal de perfeição é útil para servir de guia e mostrar o caminho que devemos seguir em prol de melhorarmos. A ideia de perfeição funciona como um horizonte; sempre visível, mas ao pensar que estamos mais próximos dele, descobrimos que ainda falta muito para avançar. Esse ciclo é o que nos permite melhorar progessivamente.

      Curtir

  1. Nós vivemos em um mundo inventado, tudo que desejamos é pura criação de nosso intelecto. Nada que acreditamos existe de fato. Somos apenas matéria. Somos o universo experimentando a si mesmo.

    Curtir

  2. O segredo da felicidade é se encantar pela rotina todos os dias, achar uma brecha para rir, dando valor as pequenos momentos. Porque sao justamente deles que iremos sentir saudade. Portanto mesmo nos dias dificeis, cheios de pressao, faça uma lista das 10 melhores coisas do dia. Agradeça. A felicidade depende muito mais de nós do que das situacoes a nossa volta.

    Curtir

  3. Lembrar que toda a experiência, seja ela boa ou ruim, nos acrescenta enquanto seres humanos, fortalecendo-nos contra empecilhos futuros, pois nos proporciona maior sabedoria. Se isso for lembrado durante um momento de sofrimento, não gostaremos da dor, mas sentiremos alívio por saber que isso faz parte da vida e de nossa evolução.

    Curtir

Deixe um comentário