O Método Racional de René Descartes

Um grade marco de ruptura na estruturação do Método ocorre com o filósofo e matemático francês René Descartes. No século XVII ele estabelece as bases do ‘Método Cartesiano’, que propõe bases lógicas para que as conclusões de uma proposição pudessem ser validadas. Ele criou quatro regras: Regra da Evidência; Regra da Análise; Regra da Síntese; e a Regra da Enumeração. Veja|:

Regras da Evidencia: só aceitar algo como verdadeiro se este for evidentemente claro e distinto. Não fique desesperando se não entendeu essas ideias claras e distintas. Elas são encontradas em nossa própria mente, como por exemplo, 2 + 2: 4. Consigo resolver esta conta só com o uso da razão sem o uso dos sentidos, como por exemplo, qual o saber do suco de laranja? Este problema iremos saber somente chupando uma laranja, usado um dos sentidos que é ó paladar.

Regra da análise: esta regra seria assim: quando estou diante de um problema, devo dividi-lo em quantas partes for possível para poder fazer uma compreensão e análise mais detalhada do mesmo.

Regra da síntese: após dividir o problema em quantas partes for possível, para poder fazer a análise das partes mais simples para as mais complexas, esta síntese favorece compreender melhor o problema e resolver o cerne dele, deixando de lado algo que não é importante e necessário. Você deve estar fazendo uma comparação com seus estudos para o Enem. Mas é isso mesmo, não adianta sair estudando tudo que você vê pela frente, este método ajudar você ter um caminho correto para estudar o essencial.

Regra da enumeração: realizar uma verificação do problema para ver se algo não foi esquecido. Igual o procedimento da prova real em certas contas de matemática, ou a revisão dos estudos que você faz antes de uma avaliação.

 

Retirado de: https://blogdoenem.com.br/a-questao-do-metodo-filosofia-enem/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s