O estresse entre os jovens

Uma fase da vida comumente injustiçada quando o assunto é estresse é a adolescência, pois há um senso comum de que nesta etapa a pessoa não se importa com nada. Se assim fosse, não haveriam tantos casos de estresse entre pessoas dos 11 aos 17 anos. “Os adolescentes têm muita razão em estarem estressados, porque, como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, torna-se mais difícil a inserção de uma pessoa nele. Muitas vezes, nem há uma motivação para os estudos”, justifica a psicóloga especialista em estresse Ana Maria Rossi.

Estresse é mais comum na adolescência que se imagina

Mas, na contramão dessa tendência, também têm aqueles jovens que, obstinados por uma vaga em uma faculdade que considerem boa, sofrem de um intenso desgaste decorrente das muitas horas de preparação. Não é raro em cursos preparatórios ouvir o discurso de competitividade brutal, que intensifica o clima de pressão e rivalidade entre os candidatos. O nível de estresse pode ser tão grande que se manifesta justamente no momento da prova, levando algumas pessoas a dormirem sobre seus testes de seleção.

“Nessa fase, também é comum a falta de comunicação entre pais e filhos, que compromete a qualidade da relação. Com isso, as brigas podem se tornar constantes, impactando o bem-estar de ambos os lados. Sem contar que, por falta de tempo, alguns pais não conseguem estabelecer limites para os adolescentes, são muito permissivos; o que também gera um estresse decorrente da falta de referenciais”, diz a psicóloga. Não se deve esquecer ainda daqueles pais que se comportam como se tivessem a idade dos próprios filhos, gerando um conflito de identidade na família.

Nos links abaixo você pode realizar dois testes diferentes para avaliar o seu nível de estresse.

Apesar de eles não terem um rigor científico, que tal brincarmos com eles, e depois discutirmos os resultados?

Descubra o seu nível de estresse

Qual é o seu nível de estresse?

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s