Proposta da Atividade I – Terceiro trimestre

Esta atividade consistirá em um debate organizado segundo regras adaptadas do modelo de debates dos institutos internacionais.

TEMA DO DEBATE: “Esta casa propõe que a desigualdade é injusta e deve ser combatida pelo governo”

A atividade será desenvolvida em dois momentos:

Aula 1:  Apresentação do tema, divisão das funções por grupo e preparação dos grupos para o debate (pesquisa, levantamento de informações e argumentos)

Aula 2: Realização do debate

Obs: Durante o debate, nem todos os alunos de cada grupo precisam falar. O grupo pode escolher os alunos que considerem mais aptos para esta tarefa, ou revesar entre si.

A turma será dividida em seis grupos.

Cada grupo receberá uma função diferente (por sorteio), e deverá atuar respeitando a sua função, sob pena de perder pontos de avaliação.

FUNÇÕES:

Defesa 1: Apresentar o tema segundo o ponto de vista de quem está defendendo. Definir os conceitos nele envolvidos, apresentar a situação do problema (panorama histórico da questão, polêmicas envolvidas, etc.) Obs: O foco desse grupo não é apresentar argumentos e nem criticar argumentos do lado oposto

Oposição 1: Apresentar o tema segundo o ponto de vista de quem está se opondo. Definir os conceitos nele envolvidos, apresentar a situação do problema (panorama histórico da questão, polêmicas envolvidas, etc.).   Obs: O foco desse grupo não é apresentar argumentos e nem criticar argumentos do lado oposto

Defesa 2: Apresentar argumentos para amparar o seu lado na discussão, e desenvolver críticas aos possíveis argumentos do lado oposto.

Oposição 2: Apresentar argumentos para amparar o seu lado na discussão, e desenvolver críticas aos possíveis argumentos do lado oposto.

Whip de defesa: Resumir o que foi apresentado pelos grupos anteriores destacando os aspectos do seu lado na discussão, e apresentar uma conclusão para o debate.

Whip de oposição: Resumir o que foi apresentado pelos grupos anteriores destacando os aspectos do seu lado na discussão, e apresentar uma conclusão para o debate.

REGRAS DO DEBATE:

Cada grupo terá até 2 minutos para cada fala.

A ordem das falas será a seguinte:

INTRODUÇÃO

D1 (apresentação do tema),

O1 (apresentação do tema),

D1 (primeiros argumentos e contra-argumentos) ,

O1(primeiros argumentos e contra-argumentos)

 

DESENVOLVIMENTO

D2, O2, D2, O2 (Sequência de argumentos e contra-argumentos)

 

CONCLUSÃO

WD (contra-argumentação final),

WO (contra-argumentação final),

WD (conclusão / considerações finais),

WO (conclusão / considerações finais).

 

AVALIAÇÃO:

O debate será conduzido e avaliado pelo professor e pelo estagiário.

IMPORTANTE: Serão avaliadas as qualidades de cada grupo, independente de qualquer avaliação sobre qual lado da discussão tem razão ou teria vencido.

Os critérios de avaliação serão os seguintes:

  1. Conteúdo
  2. Argumentação
  3. Respeito às regras do debate (função, tempo, respeito com os demais participantes, etc).
  4. Performance oratória (Clareza na fala, empostação de voz, gestual, etc.)

Obs: cada item de avaliação valerá até dez pontos, realizando-se a nota final por média aritmética entre os itens.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s