Como funcionarão os nossos debates

A turma será dividida em seis grupos.

A cada debate, os grupos serão formados por sorteio, e deverão atuar respeitando a sua função, sob pena de perder pontos de avaliação.

FUNÇÕES:

Defesa 1 (D1): Apresentar o tema segundo o ponto de vista de quem está defendendo. Definir os conceitos nele envolvidos, apresentar a situação do problema (panorama histórico da questão, polêmicas envolvidas, etc.) Obs: O foco desse grupo não é apresentar argumentos e nem criticar argumentos do lado oposto

Oposição 1 (O1): Apresentar o tema segundo o ponto de vista de quem está se opondo. Definir os conceitos nele envolvidos, apresentar a situação do problema (panorama histórico da questão, polêmicas envolvidas, etc.).   Obs: O foco desse grupo não é apresentar argumentos e nem criticar argumentos do lado oposto

Defesa 2 (D2): Apresentar argumentos para amparar o seu lado na discussão, e desenvolver críticas aos possíveis argumentos do lado oposto.

Oposição 2 (O2): Apresentar argumentos para amparar o seu lado na discussão, e desenvolver críticas aos possíveis argumentos do lado oposto.

Conclusão de defesa (CD): Resumir o que foi apresentado pelos grupos anteriores destacando os aspectos do seu lado na discussão, e apresentar uma conclusão para o debate.

Conclusão de oposição (CO): Resumir o que foi apresentado pelos grupos anteriores destacando os aspectos do seu lado na discussão, e apresentar uma conclusão para o debate.

REGRAS DO DEBATE:

Cada grupo terá até 1 minuto para cada fala.

Obs: Durante o debate, nem todos os alunos de cada grupo precisam falar. O grupo pode escolher os alunos que considerem mais aptos para esta tarefa, ou revesar entre si.

A ordem das falas será a seguinte:

INTRODUÇÃO

D1 (apresentação do tema),

O1 (apresentação do tema),

D1 (primeiros argumentos e contra-argumentos) ,

O1(primeiros argumentos e contra-argumentos)

D1 (últimos argumentos e contra-argumentos) ,

O1 (últimos argumentos e contra-argumentos)

 

DESENVOLVIMENTO

D2, O2, D2, O2, D2, O2 (Sequência de argumentos e contra-argumentos)

 

CONCLUSÃO

CD (argumentos e contra-argumentos) ,

CO (argumentos e contra-argumentos)

CD (contra-argumentação final),

CO (contra-argumentação final),

CD (conclusão / considerações finais),

CO (conclusão / considerações finais).

AVALIAÇÃO:

O debate será conduzido e avaliado pelo professor e pelo estagiário.

IMPORTANTE: Serão avaliadas as qualidades de cada grupo, independente de qualquer posição sobre qual lado da discussão tem razão ou teria vencido.

Os critérios de avaliação serão os seguintes:

  1. Conteúdo
  2. Argumentação
  3. Respeito às regras do debate (função, tempo, respeito com os demais participantes, etc).
  4. Performance oratória (Clareza na fala, empostação de voz, gestual, etc.)

Obs: cada item de avaliação valerá até dez pontos, realizando-se a nota final por média aritmética entre os itens.

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